domingo, 17 de janeiro de 2010

Blog dos Pesquisadores da Unicamp no Haiti

Não deixem de entrar no blog dos pesquisadores da Unicamp no Haiti.
http://lacitadelle.wordpress.com/

A maioria das notícias e imagens do Haiti transmitidas na imprensa nacional mostra um país agachado apelando por uma benevolente ajuda humanitária internacional, um país em que o medo reina diante da "guerra de todos contra todos", em que fazem barricadas com corpos mortos - fruto da imaginação de um fotógrafo - e as pessoas se saqueiam umas às outras.
Ou seja, alguns ingredientes que se somam à vasta lista de preconceitos sobre o Haiti.
É significativo ler na capa da Veja sobre a tragédia "brasileira" no Haiti. A morte de 12 brasileiros é uma tragédia, mas se morreram 100 mil ou 200 mil haitianos é uma mera questão de estatística.
Os pesquisadores brasileiros que estão no Haiti não encontraram abrigo na embaixada brasileira, mas encontram portas abertas do povo haitiano - no sentido figurado, é claro, porque no sentido físico as portas já estão caídas. Parece que se depender das "autoridades" internacionais as primeiras edificações a serem reconstruídas no Haiti serão os muros.
Esse grupo de brasileiros, em sua maioria antropólogos, nos dá outra imagem sobre o que eles encontram nas ruas destruídas de Porto Príncipe: solidariedade do povo nas ruas e o canto das pessoas que preenchem com sons o vazio deixado pelos mortos.
Enquanto isso, como relata um haitiano num jornal da República Dominicana, “a ajuda internacional não se vê, não se come nem se bebe, só se escuta”.

Sobre o Projeto Haiti
http://www.cultura-economia.org/pesquisa2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário