quarta-feira, 31 de março de 2010

Sobre o Trabalho de Campo

Dos trabalhos que li, tanto de Geografia quanto de Antropologia,  pude notar uma diferença bem significativa: O trabalho de campo. Pelo pouco que vi, creio que os Antropólogos estão muito à frente nesse quesito. Não só nisso, mas também na sua descrição. Eu sempre vi a preocupação que eles têm em descrever o trabalho de campo, descrever o objeto de estudo, descrever suas angústias e os problemas encontrados na tentativa de aproximação e etc... e eu sinto falta de ler isso na Geografia. Eu acho isso muito importante, porque, quantas vezes não sofremos ou não passamos por algum problema nos nossos trabalhos de campo, simplesmente porque não conhecemos a experiência dos outros? Sempre que lemos uma pesquisa pronta, não imaginamos o sufoco que a pessoa deve ter passado. Sempre achamos que o trabalho de campo e a coleta dos dados deve ter sido fácil ou sem problemas. Então, quando nos deparamos com algum problema, nos frustramos, achando que o problema é nosso e que não sabemos fazer campo. Pensando nisso, resolvi relatar meu trabalho de campo num blog. Fiz somente um, por enquanto, mas foi apenas o primeiro de muitos. Se alguém quiser acompanhar a minha experiência e as minhas angústias nestes campos, pode acessar o meu blog: blogoterrestre.blogspot.com. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário